AO SOM DA VALSA E DAS TROVOADAS: UMA LEITURA DO CONTO “O PIANO TOCA ERNESTO NAZARETH”, DE JOÃO GIBERTO NOLL

Autores/as

  • Alex Sander Luiz Campos Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

João Gilberto Noll, valsa, utopia.

Resumen

Presenças sonoras fundamentais no conto nolliano “O piano toca Ernesto Nazareth” são as da valsa executada ao piano e das trovoadas que prenunciam a tempestade. Considerando-se que a valsa é ritmo historicamente marcado pelo encontro do popular com o erudito e que as trovoadas - sons destoantes da cadência rítmica estabelecida pela valsa – relacionam-se metaforicamente ao diálogo constituído no corpo da narrativa, propõe-se a aplicação dos conceitos de “conflito de classes” (da sociologia) e “utopia” (da filosofia) ao referido conto com o intuito de perceber como, nele, as minorias revelam-se detentoras de um poder desestabilizador: o poder da ameaça crescente, suficiente para pôr em risco a continuidade do “ritmo” estabelecido pela classe dominante. 

Palavras-chave: João Gilberto Noll, valsa, utopia.

Biografía del autor/a

Alex Sander Luiz Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, campus Almenara. Mestre em Estudos Literários pela UFMG. Doutorando nessa mesma universidade. 

Publicado

2016-09-06

Cómo citar

Campos, A. S. L. (2016). AO SOM DA VALSA E DAS TROVOADAS: UMA LEITURA DO CONTO “O PIANO TOCA ERNESTO NAZARETH”, DE JOÃO GIBERTO NOLL. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, (39). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/875

Número

Sección

Artigos