Cultura e política em Carlos Fuentes

Autores

  • José Ricardo Dordron de Pinho

Resumo

Este trabalho trata da questão da relação entre cultura e política segundo a visão do escritor mexicano Carlos Fuentes; nela, sempre encontramos comentários relativos à enorme distância entre a continuidade cultural e a continuidade política na América.

Para o autor, a cultura na América é eficiente, e isso se deve ao fato de ser feita com grande dedicação, até mesmo amor. Por outro lado, a política é feita sem importar-se com os valores coletivos, mas sim com os individuais; vem daí o seu fracasso.

Segundo Carlos Fuentes, a obra literária tem algumas funções essenciais, como dar nome e dar voz. Ele considera que isto é o que o escritor deve fazer, principalmente para tentar fazer com que a política chegue a ser tão bem feita como a cultura, já que a continuidade daquela apresenta muita deficiência, ao passo que a desta se faz com verdadeira seriedade.

Palavras-chave: Carlos Fuentes; literatura mexicana; relações entre cultura e política

Downloads

Como Citar

Pinho, J. R. D. de. (2007). Cultura e política em Carlos Fuentes. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 6(22). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/348