A influência do “Lobby do Batom” na construção da Constituição Federativa de 1988

Autores

  • Liandra Lima Carvalho Unigranrio

Palavras-chave:

Palavras – Chave, Lobby do Batom - Constituição Federal - movimento feminista

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo resgatar, apresentar e propor reflexões acerca do “Lobby do Batom”, toda uma articulação realizada entre o movimento feminista brasileiro e a banda feminina do Congresso Nacional, que tinha como meta: a participação junto ao processo constituinte para que a Constituição Federal de 1988, ratificasse a cidadania às mulheres brasileiras.  O ensaio encontra-se organizado da seguinte forma: na primeira seção, aponto os desafios e a atuação política da primeira deputada brasileira, posteriormente, realizo uma breve discussão sobre o buscam as mulheres na política e encerro a mesma com uma apresentação da trajetória do movimento feminista brasileiro.  Na segunda seção trato, especificamente, da segunda onda do movimento feminista brasileiro, período em que se deu a elaboração da Constituição de 1988, consequentemente, período em que surgiu e atuou o “Lobby do Batom”.  Na terceira seção exponho e aprofundo a discussão sobre o “Lobby do Batom” e as conquistas de tal articulação.  Encerro o presente artigo propondo algumas reflexões sobre o desenho do movimento feminista, na contemporaneidade e os dilemas enfrentados pelo mesmo.

Palavras – Chave: Lobby do Batom - Constituição Federal - movimento feminista

Biografia do Autor

Liandra Lima Carvalho, Unigranrio

Assistente Social, Pós Doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO, Doutora em Política Social e Mestra em Política Social, pela Universidade Federal Fluminense, possui produção acadêmica voltada para a área de gênero, raça, política e Baixada Fluminense.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Carvalho, L. L. (2017). A influência do “Lobby do Batom” na construção da Constituição Federativa de 1988. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 18(44), 136–150. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/3996

Edição

Seção

Artigos