ATIVIDADES DE COMPREENSÃO TEXTUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE A COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS – ENSINO MÉDIO (1994-2013)

Autores

  • SILVIO PROFIRIO DA SILVA Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG - Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR
  • Josete Marinho de Lucena Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Palavras-chave:

Livros didáticos, atividades de compreensão textual, espaço.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer o espaço dado às atividades de compreensão de texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013). Decorrente deste, pretendemos: (a) conhecer a concepção de leitura presente nos manuais que compõem cada coleção; (b) comparar o enfoque dado às atividades de compreensão textual nesses manuais. Os resultados das análises evidenciam que a Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013) passou por um amplo processo de moldagem, que abrange uma ampliação considerável do espaço concedido às atividades de compreensão textual, bem como aos gêneros do discurso procedentes de distintas esferas comunicativas. O processo de modificações na organização estrutural engloba também a adoção de uma nova concepção de leitura como atribuição/construção de sentido, respaldada por diferenciadas práticas cognitivas.

Biografia do Autor

SILVIO PROFIRIO DA SILVA, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG - Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife - PCR

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG. E-mail: [email protected]

Josete Marinho de Lucena, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – DLCV, atuando nos Cursos de Letras Português e Letras Libras, bem como no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – PPGLE. E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

DA SILVA, S. P., & de Lucena, J. M. (2017). ATIVIDADES DE COMPREENSÃO TEXTUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE A COLEÇÃO PORTUGUÊS LINGUAGENS – ENSINO MÉDIO (1994-2013). Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 18(44), 53–76. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4499

Edição

Seção

Artigos