A NARRATIVA ENQUANTO ELEMENTO CULTURAL IMATERIAL NA COMUNIDADE TRADICIONAL PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO

Autores

  • Manuela Chagas Manhães UENF E UNESA
  • JULIO RAMOS ESTEVES PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO.

Palavras-chave:

comunidade pesqueira, narrativa, história oral e identidade sociocultural.

Resumo

O trabalho analisa como as identidades são construídas por meio da herança cultural intermediada pela narrativa, em um processo permanente de transmissão cultural e de participação dos indivíduos nas atividades cotidianas de extração marinha da Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. Com destaque das atividades, tais como pesca da anchova, da lula, do camarão e extração de mariscos como meio de fortalecimento da identidade social. Para melhor compreensão fundamenta-se a partir de três eixos norteadores: (1) identidade cultural, memória coletiva e pertencimento; (2) narrativa e história oral como meio de socialização e resgate da identidade dos membros da comunidade. Assim o objetivo é analisar a identidade como processo, a percepção da realidade cultural, a transmissão de modos apreendidos, as relações simbólicas e principalmente a valorização cultural além de nortear a importância da autoidentificação para que haja reconhecimento desta comunidade como comunidade tradicional e assim possibilitar a reflexão da justiça territorial, ambiental e social.

Biografia do Autor

Manuela Chagas Manhães, UENF E UNESA

Doutoranda do Programa de Pós Graduação de Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense, mestre em Cognição e Linguagem com área de especificação representações sociais, análise do discurso e semiótica, Bacharel em Ciências Sociais, atualmente profesora da Universidade Estácio de Sá e coordenadora de pós graduação.

JULIO RAMOS ESTEVES, PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa de doutorado-sandwich na Wilhelms-Universität Münster (Alemanha)) (1998). Atualmente é professor associado iv da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia política e Filosofia da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade, natureza, lei moral, fundamentação do Estado moderno e o problema da possibilidade da linguagem privada.

 

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Manhães, M. C., & ESTEVES, J. R. (2017). A NARRATIVA ENQUANTO ELEMENTO CULTURAL IMATERIAL NA COMUNIDADE TRADICIONAL PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 16(42), 4–15. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4541

Edição

Seção

Artigos