A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: DECODIFICAÇÃO OU CONSTRUÇÃO DE SENTIDO?

Autores

  • Maria Anunciada Nery Rodrigues Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Leitura, Livro Didático, Texto

Resumo

O livro didático (LD) tem sido objeto de inúmeros estudos de pesquisadores brasileiros enfocando vários aspectos a cerca do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa na escola. Neste trabalho, aderindo a essa tendência, destacamos o livro didático de português do Ensino Médio “Português: literatura, gramática, produção de texto” de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano, publicado pela Editora Moderna, em 2004, e, nele, centramos nosso olhar nas atividades de leitura/compreensão de textos. Nosso objetivo foi investigar se o espaço destinado nesse material didático para o trabalho com a leitura tem contribuído para a formação de um leitor competente, ou se é apenas mais um instrumento, entre tantos outros, que prega um discurso em consonância com os PCNs.

Biografia do Autor

Maria Anunciada Nery Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Instituto Federal do Tocantins, Campus Araguatins e doutoranda em Linguistica pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2009-05-30

Como Citar

Nery Rodrigues, M. A. (2009). A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: DECODIFICAÇÃO OU CONSTRUÇÃO DE SENTIDO?. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 1(1), 46–58. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/519