A EDUCOMUNICAÇÃO E UM NOVO CONCEITO PARA O LIXO: CAMPANHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RECICLE HÁBITOS

Autores

  • Mariana de Oliveira Wayhs Unicruz - Universidade de Cruz Alta e Faseg - Faculdade Sistema de Ensino Gaúcho
  • Enedina Maria Teixeira da Silva Unicruz - Universidade de Cruz Alta
  • Fernanda Bertollo Costa Unicruz - Universidade de Cruz Alta
  • Diego Eduardo Dill Unicruz - Universidade de Cruz Alta

Palavras-chave:

Educação ambiental, Comunicação, Catadores

Resumo

O Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz tem recebido atenção de diversas áreas do conhecimento por contribuir para efetivação de leis dos resíduos sólidos, sendo um tema importante a ser adotado pelo setor produtivo, e por representar soluções para inclusão social. Vítimas de preconceito e à margem dos direitos trabalhistas, os catadores sofrem exploração, especialmente, na comercialização dos materiais. Para intervir nesse contexto, a trajetória da Fundação Universidade de Cruz Alta com esses profissionais tem início em 2006, a partir da extensão universitária, com apoio financeiro de diversas instituições: Petrobras, CNPQ, Senaes, editais institucionais, Fundação Banco do Brasil, dentre outros. O objetivo desse Projeto de extensão é a geração de trabalho e renda, bem como a inclusão social e a conscientização socioambiental. O maior desafio é a luta por uma nova cultura nas comunidades de abrangência para a educação ambiental. Nesse sentido, foi criada a Campanha Recicle Hábitos, a fim de conscientizar os cidadãos acerca da importância do descarte consciente de materiais recicláveis.  Dessa forma, este estudo focaliza em uma reflexão acerca da importância da educação ambiental em ambientes não formais para a implantação da coleta seletiva. Utilizamos a metodologia de pesquisa-ação e os conceitos da educomunicação. Como resultados, percebemos que as ações de educação ambiental são fundamentais aos processos de implementação da coleta seletiva e, nessa relação, a comunicação dialoga com o processo educativo, pois quanto mais inusitada for a atividade de conscientização socioambiental, maiores são os volumes de destinação correta dos materiais recicláveis.

Biografia do Autor

Mariana de Oliveira Wayhs, Unicruz - Universidade de Cruz Alta e Faseg - Faculdade Sistema de Ensino Gaúcho

Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ - concentração Linguagem e Sociedade (2016). Especialista em Linguística e Ensino de Línguas e da Literatura (2009) - UNICRUZ. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (2004) e em Letras Português - Inglês / Licenciatura (2012), ambos cursados na Universidade de Cruz Alta. Foi bolsista PROSUP/CAPES e atua junto aos grupos de pesquisa GEL ,Grupo de Estudos linguísticos, GEPELC, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagens e Comunicação da UNICRUZ e NEPPS - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais, em projetos direcionados à Linguagem e Sociedade e comunicação na perspectiva da economia solidária, criativa e colaborativa.  Atua há 14 anos como redatora de publicidade, roteirista e diretora audiovisual. Atualmente é docente de Língua Portuguesa, Literatura e Artes na Educação de Jovens e Adultos, da disciplina de Linguagem e Comunicação em todos os Cursos Técnicos da Escola de Educação Profissional Erico Verissimo do SEG - Sistema de Ensino Gaúcho Cruz Alta, onde também atua como docente do Programa de Pós-Graduação da Faseg nas disciplinas de  Educação Especial na perspectiva inclusiva, História da Educação e Relações Interpessoais nas Especializações em Formação Docente para a Educação Profissional, MBA em Gestão de Pessoas e Marketing e na disciplina de Metodologia da Pesquisa para todos os Cursos de Pós-Graduação da referida instituição. Também ministra a disciplina de Produção textual nos MBAs de Gestão Empresarial e Controladoria da Faculdade Serra Gaúcha em Caxias do Sul eventualmente. Na área de comunicação, desempenha a função de Assessora de Comunicação do Projeto Profissão Catador II da Unicruz, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, e Assessora de Comunicação da Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Unicruz.

Enedina Maria Teixeira da Silva, Unicruz - Universidade de Cruz Alta

Possui graduação em Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (1986), graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1992), Graduação em Administração pela Universidade de Cruz Alta (2018) Especialização em Administração de Serviços pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Especialização em MBA em gestão de Instituições de Ensino Superior pela UCS (2017) . Professora Assistente da Universidade de Cruz Alta. Coordenadora da Inatecsocial e projetos Profissão Catador. Na sua produção científica os temas são: Geração de Trabalho e Renda, Sustentabilidade, Economia Solidária, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Planejamento. Atualmente é Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta. [email protected]

Fernanda Bertollo Costa, Unicruz - Universidade de Cruz Alta

Graduada em Jornalismo na Universidade de Cruz Alta. Atua principalmente no seguinte tema: fotojornalismo.

Diego Eduardo Dill, Unicruz - Universidade de Cruz Alta

Possui Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade de Cruz Alta (2009), e Mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo, na Linha de Pesquisa dos Estudos Literários (2012). Desde 2012, atua profissionalmente como professor do Curso de Jornalismo na Universidade de Cruz Alta, é editor-chefe da Revista Experimental de Reportagens Sinédoque, organizador do Sarau da Comunicação e da Oficina de Produção Textual. Também faz parte do Núcleo do Projeto Rondon da Unicruz pelo qual já participou de Operação Nacional. Foi membro do Colegiado do Curso de Jornalismo e do Núcleo Docente Estruturante.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Wayhs, M. de O., da Silva, E. M. T., Costa, F. B., & Dill, D. E. (2020). A EDUCOMUNICAÇÃO E UM NOVO CONCEITO PARA O LIXO: CAMPANHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RECICLE HÁBITOS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 23(49), 99–118. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5900

Edição

Seção

Artigos