As representações da nação nos teatros musicais brasileiros do século XX

Autores

Palavras-chave:

Teatro musical, representação da nação, século XX

Resumo

Ao longo do século XX, foram encenados no Brasil diversos tipos de teatros musicais, dentre eles, o teatro de revista, o teatro musical engajado e o teatro musical biográfico. Em comum entre eles, há uma certa ideia de Brasil, embora isso tenha sido realizado de formas diversas, seja para exaltar elementos considerados como nacionais ou nacionalistas, para discutir a realidade social e política do país, ou como pano e fundo para contextualizar artistas da música. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar de que forma se deram as representações da nação nessas manifestações teatrais, algo que a historiografia tradicional teatral brasileira, de certo modo, negligenciou.

Biografia do Autor

Carolina Montebelo Barcelos, PUC-Rio

Graduação em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) em 2004. Pós-graduação lato sensu em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo na CCE/PUC – Rio entre 2007 e 2008. Mestre em Letras (Estudos de Literatura Brasileira), pela PUC –Rio, em 2012 e Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, pela PUC-Rio, em 2016. Entre agosto de 2015 e fevereiro de 2016 realizou estágio de Doutorado no departamento de Theatre Arts and Performance Studies da Brown University com Bolsa Sanduíche da CAPES. Atua como professora e pesquisadora de teatro. Áreas de pesquisa: teatro brasileiro, literatura comparada, teatro colaborativo, teatro contemporâneo e performance.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Montebelo Barcelos, C. (2020). As representações da nação nos teatros musicais brasileiros do século XX. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 22(48), 04–15. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/5990

Edição

Seção

Artigos