O PINTOR E A CIDADE: PRESENÇA NEGRA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NAS PINTURAS DE DEBRET – 1816/1831

Autores

  • Adjovanes Thadeu Silva de Almeida Colégio Pedro II

Palavras-chave:

Cidade do Rio de Janeiro – Pessoas negras – Gravuras de Debret

Resumo

RESUMO

O artigo analisará a presença da população negra na cidade do Rio de Janeiro, a partir da análise de 6 (seis) gravuras de Jean-Baptiste Debret no período em que o pintor francês viveu em terras brasileiras (1816 a 1831).

Compõe-se de 4 (quatro) partes que procuram relacionar os seguintes temas: a ocupação europeia na atual cidade do Rio de Janeiro, a presença de pessoas negras escravizadas, a produção de uma narrativa sobre o passado carioca e a análise das obras selecionadas de Debret.

Biografia do Autor

Adjovanes Thadeu Silva de Almeida, Colégio Pedro II

Sou professor professor titular do Colégio Pedro II; atualmente, sou o coordenador-geral do departamento de História (2018-2020); desde 2019 sou professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (PROFEPT).

Sou graduado em História (UERJ), mestre em Educação (PROPED/UERJ) e doutor em História Social (PPGHIS/UFRJ).

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Publicado

2022-02-02

Como Citar

Silva de Almeida, A. T. (2022). O PINTOR E A CIDADE: PRESENÇA NEGRA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NAS PINTURAS DE DEBRET – 1816/1831. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 26(52), 22–39. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6205

Edição

Seção

Artigos