A MULHER DO SÉCULO XIX EM "O SERTANEJO", DE JOSÉ DE ALENCAR

Autores

  • Elisa Capelari Pedrozo Universidade de Caxias do Sul
  • Cecil Jeanine Albert Zinani Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

sujeito feminino, século XIX, O sertanejo, crítica feminista, estudos de gênero.

Resumo

O presente trabalho objetiva, por meio da leitura da obra O sertanejo (1977), de José de Alencar, evidenciar como o romance inscreve-se nas tendências literárias do século XIX, a fim de identificar a posição da mulher no discurso sertanejo e resgatar a voz feminina como indivíduo autônomo. O estudo fundamenta-se no quadro hegemônico da cultura brasileira, que marca o Romantismo no Brasil. As personagens são, aqui, analisadas pela teoria crítica feminista, exposta por D’Incao (2004), Falci (2004), Franco (1984), Perrot (1991), Rocha-Coutinho (1994) e Showalter (1994) que contribuem para as reflexões acerca da influência que o cenário do país exerce sob o comportamento das famílias que compõem a narrativa.

Biografia do Autor

Elisa Capelari Pedrozo, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet) da Universidade de Caxias do Sul (bolsista PROSUC/CAPES), orientada pela Profa. Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani. Licenciada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (2018). De 2016-3 a 2018-2 atuou como bolsista de iniciação científica PIBIC-CNPQ no Projeto de Pesquisa intitulado "Leitura sob o signo do gênero: Recepção do texto literário e regionalidade" (LEITORA1), coordenado pela Profa. Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani. De 2014-2 a 2016-2 atuou como bolsista de iniciação à docência PIBID-UCS no subprojeto Letras - Português, coordenado pela Profa. Dra. Suzana Maria Lain Pagot.

Cecil Jeanine Albert Zinani, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1968), mestrado em Letras:Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Letras: Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e estágio pós-doutoral em Letras: História da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Doutor Titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitura, ensino de literatura, estudos culturais de gênero.

Downloads

Publicado

2020-12-06

Como Citar

Capelari Pedrozo, E., & Albert Zinani, C. J. (2020). A MULHER DO SÉCULO XIX EM "O SERTANEJO", DE JOSÉ DE ALENCAR. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 24(50), 82–94. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6247

Edição

Seção

Artigos