Oficinas de leituras críticas no CAC: práticas e perspectivas da comunicação como dimensão de encontros democráticos

Autores

Palavras-chave:

leitura crítica de mídia, fanzine, representação

Resumo

Esse artigo nasce dos resultados de observação participante coletados na oficina de Leitura Crítica de Mídia, ministrada no Centro de Arte e Cultura (CAC), da Universidade Federal Rural Do Rio de Janeiro.  A partir da criação da oficina, alunos e professores discutiram a construção de fanzine com aporte em diversas linguagens, como cinema, quadrinhos, séries e tv. As aulas, construídas coletivamente, abordaram também as projeções e representações dos produtos midiáticos na consolidação de determinadas subjetividades. A questão da construção dos heróis, das identificações e representações foram temas discutidos e criticados na produção de fanzines autorais. O artigo é o resultado de diários de campo dos participantes acrescidos de analises críticas.

Biografia do Autor

Rejane de Mattos Moreira, UFRRJ

Professora universitária e pesquisadora na área de Comunicação e Jornalismo. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e graduada em Comunicação Social- habilitação Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1997). Atualmente é professora Associada I do curso de Jornalismo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordena também, na mesma instituição, o Núcleo de Estudos em Cultura Midiática (NECOM) onde desenvolve pesquisa com ênfase nas temáticas teorias da comunicação (linguagem), jornalismo, cultura, narrativas e educação. Exerce ainda o cargo de vice-chefia do Departamento de Letras e Comunicação.

Douglas Maia Colarés, UFRRJ/UFMG

Bolsista PIBIC, ano de 2019.
Mestrando em Comunicação na UFMG, 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Moreira, R. de M., & Colarés, D. M. (2020). Oficinas de leituras críticas no CAC: práticas e perspectivas da comunicação como dimensão de encontros democráticos. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 23(49), 137–153. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6514

Edição

Seção

Artigos