A PERSONAGEM FEMININA NO CONTO MACHADIANO: UM OLHAR SOBRE ELISA E LUCRÉCIA

Autores

Palavras-chave:

Machado de Assis. Personagem feminina. Subalternidade.

Resumo

Esse artigo propõe uma análise das personagens femininas Elisa e Lucrécia presentes nos contos de Machado de Assis: Virginius: narrativa de um advogado (1864) e O caso da vara (1891), observando a representação dessas mulheres em condição de escravidão, liberdade e dependência a partir das condições sociais nas quais estão inseridas. Os contos serão analisados considerando a condição de subalternidade geradora de sofrimento a partir de diferentes tipos de violências sofridas por elas, uma vez que o contexto social é marcado pelo patriarcalismo, pela instituição da escravidão e pela segregação do negro. O aporte teórico contará com estudos de autores como Eduardo de Assis Duarte, Mailde Jerônimo Trípoli e Alcides Villaça.

Biografia do Autor

Andressa dos Santos Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestra em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2020-12-06

Como Citar

Vieira, A. dos S. (2020). A PERSONAGEM FEMININA NO CONTO MACHADIANO: UM OLHAR SOBRE ELISA E LUCRÉCIA. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 24(50), 48–59. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/6612

Edição

Seção

Artigos