AS CONTRIBUIÇÕES DE MARIA BEATRIZ NASCIMENTO, LÉLIA GONZALEZ, CONCEIÇÃO EVARISTO E CAROLINA DE JESUS PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE INTELECTUAIS NEGRAS

Autores

Palavras-chave:

ciências humanas, educação, racismo.

Resumo

No campo acadêmico, pode-se ressaltar que mulheres negras, a exemplo de Lélia Gonzalez, advieram então a ocupar ambientes de fala. Os escritos delas conjecturam sobre como o racismo atua em distintos segmentos, podendo assim ser visto como uma questão estrutural, concernente à sociedade brasileira de um modo geral. Observa-se que, embora ser demorada e atual o recebimento de estudos das mulheres negras nas universidades do país, eles vêm conseguindo maior reverberação acadêmica, advindo então a serem importantes para que haja maior compreensão dos ambientes de existência delas e da população brasileira. Neste contexto, do mesmo modo que Lélia Gonzalez, demais mulheres negras se articularam e se articulam no que se alude à condição social no Brasil. Nomes como Maria Beatriz Nascimento, Conceição Evaristo e Carolina de Jesus merecem proeminência. Portanto, o presente estudo teve por objetivo realizar uma discussão trazendo determinadas questões acerca da produção de conhecimento com fundamento nas contribuições de Maria Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Conceição Evaristo e Carolina de Jesus para as ciências humanas, frente a urgência de uma geração de pesquisadores negros(as) nas universidades brasileiras. Para tanto, o que justifica e releva o presente estudo, incide precisamente no fato de se poder investigar e discutir acerca da probabilidade da construção de produção do conhecimento contrahegemônico na batalha contra o racismo institucional, bem como das desigualdades sociorraciais na área de educação em ciências humanas. Concluiu-se que a temática étnico-racial vem localizando maior recinto na produção científica nacional, especialmente nas ciências humanas. A urgência de uma intelectualidade negra com a formação de pesquisadores(as) negros(as) com maior engajamento, vem colaborando para um novo espectro das relações raciais no país através da produção científica.

Biografia do Autor

Gabriella da Silva Mendes, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) no Centro de Ciências e Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - (2020-2024). Possui Mestrado em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - (2018-2020). Possui Graduação pelo Instituto de História (IH-Bacharelado e Licenciatura - 2013-2017) da Universidade  Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência com ênfase nas áreas: Educação; Produção de Conteúdo Educacional e Pedagógico; História; Documentação; Digitalização; Acervos; Ciências; Saúde; Divulgação Científica; Popularização da Ciência; História das Ciências; Educação Patrimonial e Museal; História Contemporânea; História Oral; Gestão de Projetos; Gênero; Diversidade e Inclusão.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Mendes, G. da S. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DE MARIA BEATRIZ NASCIMENTO, LÉLIA GONZALEZ, CONCEIÇÃO EVARISTO E CAROLINA DE JESUS PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE INTELECTUAIS NEGRAS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 28(54), 5–21. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7341

Edição

Seção

Dossiê temático: Literatura negra feminina brasileira no século 21