Abordagens e Implicações de Comunicação e Letramento Digital na Sociedade Contemporânea:

Multiletramentos Pensando a Educação, Ciências e Saúde

Autores

Palavras-chave:

Educação, Ciências, Letramento Digital, Saúde, Tecnologias Digitais.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar e refletir acerca da relevância do letramento digital como proposta para a educação, ciências e saúde. Como objetivos específicos, buscou-se discutir as ciências sociais relacionadas a temas ligados à saúde e à educação em ciências na sociedade contemporânea, estimulando a reflexão crítica em relação às ações e aos processos envolvidos na comunicação e nos letramentos digitais. Com o presente estudo, foi possível concluir que o letramento através de tecnologias digitais de informação e comunicação se trata de uma essencial ferramenta de estímulo educativo para uma educação, sobretudo de indivíduos residentes em áreas afastadas, propiciando assim o desenvolvimento dentro da sociedade. Constatou-se que o letramento através de tecnologias digitais de informação e comunicação possui a finalidade de abranger a informática nas práxis educacionais com vistas a melhoras de estudo, e tornando os educandos exatos protagonistas do conhecimento, apropriados de fazer suas próprias pesquisas e organizar seus próprios materiais de estudos. Além do mais, as ações propostas para a elevação dos níveis de letramento digital necessitam enfocar tanto no melhoramento das capacidades singulares quanto na função exercida pelos serviços de saúde humanizados, com vistas a aprimorar suas comunicações para contentar as necessidades (e aptidões) de seus usuários.

Biografia do Autor

Gabriella da Silva Mendes, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) no Centro de Ciências e Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - (2020-2024). Possui Mestrado em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - (2018-2020). Possui Graduação pelo Instituto de História (IH-Bacharelado e Licenciatura - 2013-2017) da Universidade  Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência com ênfase nas áreas: Educação; Produção de Conteúdo Educacional e Pedagógico; História; Documentação; Digitalização; Acervos; Ciências; Saúde; Divulgação Científica; Popularização da Ciência; História das Ciências; Educação Patrimonial e Museal; História Contemporânea; História Oral; Gestão de Projetos; Gênero; Diversidade e Inclusão.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Mendes, G. da S. (2024). Abordagens e Implicações de Comunicação e Letramento Digital na Sociedade Contemporânea: : Multiletramentos Pensando a Educação, Ciências e Saúde. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 31(57). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/8039