A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS FALANTES DE LÍNGUAS DISTANTES
Palavras-chave:
educação infantil, formação docente, licenciaturasResumo
Neste trabalho, discutimos aspectos da formação de professores para o ensino-aprendizagem de línguas a crianças de línguas-culturas distantes. Utilizamo-nos da narrativa escrita de uma professora brasileira de Português como Língua Adicional (PLA), apoiando-nos em estudos sobre acolhimento e educação de crianças em situação de refúgio, além de projetos em línguas de herança que, numa perspectiva intercultural, descrevem experiências de pais e professores engajados no ensino-aprendizagem pela imersão no universo infantil. Nas reflexões sobre sua trajetória de formação, a professora participante percebe longo período de negação e insegurança em tornar-se professora de português. O posterior engajamento em projetos com uma comunidade internacional diversificada permitiu-lhe o desenvolvimento de competência intercultural e motivou sua busca por formação em ensino-aprendizagem de PLA. A experiência em PLA alcançada na formação, no entanto, não lhe pareceu suficiente para alcançar autonomia, nem engajamento dos alunos, quando desafiada ao ensino de português a crianças de línguas-culturas distantes. Por fim, uma intensa e longa experiência de observação e participação em um projeto com famílias estrangeiras alterou significativamente suas percepções sobre competências desejáveis para o professor de línguas para crianças de línguas-culturas distantes.Downloads
Publicado
2024-04-25
Como Citar
de Souza, F. R., & Valadão, M. N. (2024). A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS FALANTES DE LÍNGUAS DISTANTES. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 29(55), 136–151. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/8644
Edição
Seção
Artigos