ETNOGRAFIA DO BULLYING RACIAL NA ESCOLA: UM OLHAR DA BIBLIOTECONOMIA E DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Maria Josilânia da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Joselina da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Resumo

O bullying hodiernamente tem sido um tema constantemente debatido na mídia e nos meios escolares, bullying com os obesos, com os nerds, com os tímidos, cyberbullying entre outros, porém pouco se escuta falar sobre o bullying racial, pois assim como o racismo o mesmo é invisibilizado na sociedade brasileira na tentativa de negar a existência deste tipo de prática no país, visto que o Brasil reproduz a imagem de que aqui vivemos em uma “democracia racial”. Partindo deste pressuposto da falta de informação sobre o bullying racial buscamos nesta pesquisa averiguar se os alunos negros hoje nos bancos universitários especificamente no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) identificavam durante o seu Ensino Fundamental II atos preconceituosos contra os alunos negros, do mesmo modo buscamos verificar também se esta prática ainda é comum nas escolas no presente momento. Trata-se de uma pesquisa etnográfica de delineamento qualitativo, aplicado a dez estudantes identificados como negros pelos pesquisadores.

Biografia do Autor

Maria Josilânia da Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Joselina da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Doutora e Mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Silva, M. J. da, Bernardino, M. C. R., & Silva, J. da. (2016). ETNOGRAFIA DO BULLYING RACIAL NA ESCOLA: UM OLHAR DA BIBLIOTECONOMIA E DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Revista Magistro, 1(13). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3406

Edição

Seção

Artigos