ETNOGRAFIA DO BULLYING RACIAL NA ESCOLA: UM OLHAR DA BIBLIOTECONOMIA E DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Resumo
O bullying hodiernamente tem sido um tema constantemente debatido na mídia e nos meios escolares, bullying com os obesos, com os nerds, com os tímidos, cyberbullying entre outros, porém pouco se escuta falar sobre o bullying racial, pois assim como o racismo o mesmo é invisibilizado na sociedade brasileira na tentativa de negar a existência deste tipo de prática no país, visto que o Brasil reproduz a imagem de que aqui vivemos em uma “democracia racial”. Partindo deste pressuposto da falta de informação sobre o bullying racial buscamos nesta pesquisa averiguar se os alunos negros hoje nos bancos universitários especificamente no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) identificavam durante o seu Ensino Fundamental II atos preconceituosos contra os alunos negros, do mesmo modo buscamos verificar também se esta prática ainda é comum nas escolas no presente momento. Trata-se de uma pesquisa etnográfica de delineamento qualitativo, aplicado a dez estudantes identificados como negros pelos pesquisadores.