EPISÓDIOS DE REFACÇÕES EM SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NA ESCRITA DE UMA CRIANÇA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

Resumo

 

Neste trabalho serão apresentados os dados de escrita espontânea referentes aos episódios de refacção que correspondem aos momentos nos quais a criança interrompe a escrita para reelaborar o que escreveu. Objetivou-se descrever os possíveis fatores que influenciaram os movimentos de refacção ligados à segmentação de palavras verificando, em especial, movimentos de apagamentos de traçado inicial de letras, sílabas ou palavras, durante a produção da escrita infantil. Esses dados foram organizados conforme dois momentos: o registro da escrita inicial, expressos nas estruturas linguísticas apagadas e o registro da escrita final que corresponde à reescrita após o apagamento do registro inicial. Ao analisar os dados dos sujeitos à luz da teoria dos constituintes prosódicos (cf. NESPOR & VOGEL, 1986), considerou-se que os movimentos de refacção ocorreram motivados, ora partindo de aspectos fonológicos, ora semânticos, e, por vezes, pôde-se observar o efeito concomitante de informações que são fruto da sua inserção em práticas letradas.

 

 

 

Biografia do Autor

Carmen Regina Gonçalves Ferreira, FURG

Possui licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura (FURG) , licenciatura em Pedagogia (UNINTER), especialização em Ciências Sociais na Educação (URCAMP), mestrado em Educação (UFPel) e doutorado em Educação (UFPel). É membro do grupo de pesquisa GEALE - UFPel (Grupo de Estudos sobre a Aquisição da Linguagem Escrita); e participa ainda do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG). É membro do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura- LAPIL-FURG. Possui experiência nas áreas da Educação, Alfabetização, Educação Infantil, Linguística, e Formação Docente. Atualmente realiza Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na Faculdade de Educação, na linha de pesquisa formação de professores e práticas educativas.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Ferreira, C. R. G. (2020). EPISÓDIOS DE REFACÇÕES EM SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NA ESCRITA DE UMA CRIANÇA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Magistro, 2(22). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6237

Edição

Seção

Artigos