EPISÓDIOS DE REFACÇÕES EM SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NA ESCRITA DE UMA CRIANÇA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Neste trabalho serão apresentados os dados de escrita espontânea referentes aos episódios de refacção que correspondem aos momentos nos quais a criança interrompe a escrita para reelaborar o que escreveu. Objetivou-se descrever os possíveis fatores que influenciaram os movimentos de refacção ligados à segmentação de palavras verificando, em especial, movimentos de apagamentos de traçado inicial de letras, sílabas ou palavras, durante a produção da escrita infantil. Esses dados foram organizados conforme dois momentos: o registro da escrita inicial, expressos nas estruturas linguísticas apagadas e o registro da escrita final que corresponde à reescrita após o apagamento do registro inicial. Ao analisar os dados dos sujeitos à luz da teoria dos constituintes prosódicos (cf. NESPOR & VOGEL, 1986), considerou-se que os movimentos de refacção ocorreram motivados, ora partindo de aspectos fonológicos, ora semânticos, e, por vezes, pôde-se observar o efeito concomitante de informações que são fruto da sua inserção em práticas letradas.