SAÚDE DO HOMEM E MASCULINIDADES EM ESPAÇOS DE POBREZA

Autores

  • Franciele Koehler Alves Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Edina Schimanski UEPG

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar uma revisão bibliográfica sobre saúde do homem, masculinidades e pobreza. Trata-se, portanto, de compreender algumas das contradições presentes na relação entre acesso a saúde – especialmente na atenção primária – pelo homem em espaços de pobreza e o exercício das masculinidades. A ideia central do texto está na reflexão sobre as questões de gênero e as interseccionalidades, observando que em variados contextos a doença é considerada como uma fragilidade do homem em dois aspectos principais – o sociocultural e o econômico. No que se refere aos aspectos sociais e culturais, temos uma assimilação simbólica e ideológica do não acesso a saúde que é formada por conhecimentos, valores, atitudes e crenças do imaginário popular, as quais giram em torno da negação da relação saúde-doença. Na esfera econômica, podemos dizer que os determinantes econômicos se expressam na posição do sujeito em termos de classe social. Isto, sobremaneira, vai determinar a capacidade e possibilidade real de acesso (ou não) do homem ao sistema de políticas públicas de saúde.

Biografia do Autor

Franciele Koehler Alves, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Serviço Social (UEPG 2009) e Psicologia (IESSA 2013). Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Bolsista do Programa de Demanda Social CAPES no período entre março/2014 e janeiro/2015).

Assistente Social na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Edina Schimanski, UEPG

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado pela UNIVERSITY OF LONDON - INSTITUTE OF EDUCATION (2005). Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa vinculada ao Departamento de Serviço Sociail, bem como do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (Mestrado e Doutorado)

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Koehler Alves, F., & Schimanski, E. (2015). SAÚDE DO HOMEM E MASCULINIDADES EM ESPAÇOS DE POBREZA. Revista Magistro, 2(12). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3095

Edição

Seção

Artigos