SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA CONTADA A PARTIR DE UMA ENTREVISTA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo o exercício analítico da análise de uma entrevista enquanto estratégia para a discussão sobre a trajetória docente na disciplina de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. O referencial teórico apoiou-se em autores como Tardif, Day, Marcelo, Bolívar, Roldão, Shulman, Nóvoa, entre outros, os quais vêm discutindo temáticas relativas a formação docente e ao desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa voltada para a narrativa biográfica, contada a partir de uma entrevista. Os resultados demonstraram que a identidade do professor é formada a partir de reflexões da prática, carregadas de desafios e sentimentos. Trata-se de uma pesquisa com temas atuais e relevantes ao desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: Trajetória docente. Desenvolvimento Profissional. Identidade.