SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA CONTADA A PARTIR DE UMA ENTREVISTA

Autores

  • Vanessa Reis Medeiros Unitau - Universidade de Taubaté https://orcid.org/0000-0001-8958-0379
  • André Ribeiro Soares Borges Universidade de Taubaté
  • Lucimar Aparecida Martins de Oliveira Universidade de Taubaté
  • Dóris Mendes Ramos de Siqueira Universidade de Taubaté
  • Maria Auxiliadora Ávila Universidade de Taubaté
  • Mariana Aranha de Souza Universidade de Taubaté
  • Maria Aparecida Campos Diniz Universidade de Taubaté
  • Maria Teresa de Moura Universidade de Taubaté

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o exercício analítico da análise de uma entrevista enquanto estratégia para a discussão sobre a trajetória docente na disciplina de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. O referencial teórico apoiou-se em autores como Tardif, Day, Marcelo, Bolívar, Roldão, Shulman, Nóvoa, entre outros, os quais vêm discutindo temáticas relativas a formação docente e ao desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa voltada para a narrativa biográfica, contada a partir de uma entrevista. Os resultados demonstraram que a identidade do professor é formada a partir de reflexões da prática, carregadas de desafios e sentimentos. Trata-se de uma pesquisa com temas atuais e relevantes ao desenvolvimento profissional.


 

Palavras-chave: Trajetória docente. Desenvolvimento Profissional. Identidade.

Biografia do Autor

Vanessa Reis Medeiros, Unitau - Universidade de Taubaté

Mestranda em Educação pela UNITAU – Universidade de Taubaté. Bacharel em Administração pela UNITAU – Universidade de Taubaté (2005). Pós-graduada no Programa de Formação Pedagógica para professores de Educação Profissional de nível Técnico – equivalente em licenciatura plena em Gestão – pela FATEC – Faculdade de Tecnologia. Especialista pós-graduada LATO SENSU em Gestão Estratégica de Negócios pelo INPG - Instituto Nacional de Pós-graduação. Como bagagem profissional, possuo experiência de 8 anos na Indústria, na área de Planejamento de Materiais. Atualmente sou docente e coordenadora de cursos Técnicos e Profissionalizantes do Eixo de Gestão e Negócios na ETEC Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin - de Taubaté – Centro Paula Souza, acumulando mais de 9 anos de experiência em Educação.

André Ribeiro Soares Borges, Universidade de Taubaté

Mestrando em Educação- Formação Docente e Desenvolvimento Profissional pelo Programa de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano- UNITAU e Biólogo com Licenciatura Plena (Ciências Física, Química e Biológica). Como Consultor Pedagógico, atua na formação de professores da educação básica municipal pública e privada, além de professores do Ensino Superior, por meio de metodologias ativas e inovadoras de ensino- aprendizagem. Leciona no Colégio São Joaquim/ Rede Salesiana de Escolas do ensino fundamental ao médio.

Lucimar Aparecida Martins de Oliveira, Universidade de Taubaté

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté. Pedagoga pela Faculdade Anhanguera. Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera. Pós-graduada em Psicomotricidade e Aprendizagem pela Faculdade XV de Agosto. Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Guararema-SP

Dóris Mendes Ramos de Siqueira, Universidade de Taubaté

Mestranda em Educação- Formação Docente e Desenvolvimento Profissional pelo Programa de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano- UNITAU. Graduação em Licenciatura plena em Pedagogia pala Universidade do Vale do Paraíba,  Especialista em Arte e Musicalidade pela Faculdade de Conchas - FACON, e Psicopedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Atuação como professora da educação infantil e orientadora de escola na rede municipal de São José dos Campos SP. Consultora pedagógica em educação musical  na Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí - OSIJJA.

Maria Auxiliadora Ávila, Universidade de Taubaté

Estágio de Pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS), Madri, Espanha (2010). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (1974). Como assistente social, atuou nas áreas da assistência social, educação e saúde. Como docente, foi professora e chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU. É professora no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Como coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano, Envelhecimento e Gênero, desenvolve pesquisas sobre envelhecimento (desenvolvimento) vital e profissional na perspectiva de gênero.

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Professora Colaboradora do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté e Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Atua como Coordenadora Geral de Cursos da Educação à Distância da UNITAU (Convênio EPTS/UNITAU) e Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar da Universidade de Taubaté. Tem experiência como Professora Universitária e de Educação Básica, Diretora de Escola e Orientadora de Pesquisas. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Maria Aparecida Campos Diniz, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1983), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutorado (2000) e Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação (2004-2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com pesquisa realizada sobre o tema "A Constituição dos Saberes, o Pensar e o Agir mais Resiliente na Gestão: Percursos de Formação e Desenvolvimento Profissional", sob orientação da Profª Drª Vera Maria Nigro de Souza Placco. Foi professora colaboradora doutora da Universidade de Taubaté, no quadro docente efetivo do Departamento de Pedagogia. Foi membro do Conselho Universitário da UNITAU, Coodenadora Geral da Central de Estágios (2006-2010) e responsável pela Coordenação Pedagógica da Educação a Distância na Universidade de Taubaté (2006-2011).

Maria Teresa de Moura, Universidade de Taubaté

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, escola pública, formação de professores, educação continuada, desenvolvimento da criança e metodologia do ensino da Matemática.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Medeiros, V. R., Borges, A. R. S., Oliveira, L. A. M. de, Siqueira, D. M. R. de, Ávila, M. A., Souza, M. A. de, … de Moura, M. T. (2020). SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA TRAJETÓRIA CONTADA A PARTIR DE UMA ENTREVISTA. Revista Magistro, 2(20). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5728

Edição

Seção

Artigos