AS VALORAÇÕES REGIONALISTAS NA OBRA CANCIONEIRO DO NORTE DE RODRIGUES DE CARVALHO

Autores

Resumo

Este estudo de origem qualitativa tem por finalidade analisar as valorações/axiologias existentes no livro Cancioneiro do Norte (1928), visando relacioná-las com a história da cultura folclórica paraibana, explorando as relações literárias de cunho regionalista e os ciclos modernizadores da historiografia na sociedade brasileira, e suas respectivas manifestações culturais que influenciaram na formação de uma identidade, que transita entre o nacional e o regional, e a noção de hibridação cultural que se estabelece na contemporaneidade, suprimindo assim a visão do exótico das manifestações que não possuíam um viés erudito e influenciado pelos europeus, e como tais manifestações se inserem em meio ao processo de formação da identidade da nação brasileira, perante as tradições folclóricas e regionalistas no cotidiano dos paraibanos.

Palavras Chave: Cultura Popular, Valorações/axiologias, História.

Biografia do Autor

Antonio Flávio Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba.

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba.

Doracy Montenegro de Góis, Universidade Estadual da Paraíba.

Graduada em História pela Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

de Oliveira, A. F. F., Nascimento, I. A. de A., & de Góis, D. M. (2020). AS VALORAÇÕES REGIONALISTAS NA OBRA CANCIONEIRO DO NORTE DE RODRIGUES DE CARVALHO. Revista Magistro, 2(22). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6294

Edição

Seção

Artigos