PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – DOS CONSERVADORES AOS PARADIGMAS DA COMPLEXIDADE.

Autores

Resumo

A presente pesquisa aborda como tema os paradigmas educacionais na formação de professores – dos conservadores aos paradigmas da complexidade. Optou-se por responder o seguinte problema: como a educação se desenvolveu perante os paradigmas conservadores e inovadores, caracterizando o professor, o aluno, a metodologia e avaliação de cada paradigma?. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, com foco na pesquisa-ação, na qual se utilizou como instrumentos para a coleta de dados a observação e o questionário. O referencial teórico desta pesquisa foi norteado por renomados autores da educação, tais como: Morin (2011), Moraes (2009), Behrens (2013) e Mizukami (1986), entre outros. A partir da análise de dados foi possível constatar que é de grande valia a aprendizagem de paradigmas, pois ao compreender como se dá cada abordagem e a característica de cada uma é possível o professor buscar caminhos para mudança paradigmática e colocá-la em prática.

Biografia do Autor

Carolina Vilas Boas Alves Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com conclusão prevista para fevereiro de 2021. Bolsista de Mestrado pela CAPES e estuda na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais e aulas particulares para crianças do Ensino Fundamental.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 nos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras.Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, num paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Braga, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal, incluindo outros quatro grupos de pesquisa brasileiros.Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

Vilas Boas Alves Pedroso, C., & Behrens, M. A. (2020). PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – DOS CONSERVADORES AOS PARADIGMAS DA COMPLEXIDADE. Revista Magistro, 2(22). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6556

Edição

Seção

Artigos