Educação Especial Inclusiva e os desafios do Ensino Remoto: a influência dos recursos tecnológicos nos processos identitários do aluno com Deficiência Intelectual

Autores

Resumo

O presente estudo visa compreender quais os impactos do ensino remoto no ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Especial Inclusiva, especialmente no que se refere à influência dos recursos tecnológicos nos processos identitários do aluno com deficiência intelectual. Este estudo se caracteriza enquanto uma revisão bibliográfica, sendo uma pesquisa qualitativa descritiva e explicativa a qual pretende apresentar a Educação Especial Inclusiva, o ensino no contexto pandêmico e realizar, a partir de tais conceitos, uma análise de como a Educação Especial Inclusiva se revela neste contexto de isolamento social – Pandemia COVID 19 – Coronavírus. O estudo evidenciou que Educação Especial Inclusiva e o próprio ambiente escolar possuem diversos papéis e funções sociais na vida do aluno com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Douglas Grzebieluka, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutorando pelo programa de Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestre em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão pelo IBPEX; Especialização em Gestão Pública Educacional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Especialização em Educação a Distância com Ênfase na Formação de Tutores pela Faculdade São Braz; Especialização em Educação Especial Inclusiva, com ênfase na deficiência intelectual também pela Faculdade São Braz. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como professor da rede estadual do Paraná desde 2004 e como professor da Faculdade Sagrada Família – Ponta Grossa/PR desde 2011 nos cursos de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis.

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui graduação em Bacharelado em Farmácia Bioquímica e Licenciatura em educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Professora permanente do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – PPGECT/UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Rejane Fernandes da Silva Vier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda pelo programa de Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre por este mesmo programa de Pós-Graduação. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Especialização em Gestão em Educação pela FEATI - Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti; Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Especialização em Terapias Cognitivas - Faculdade IMESMERCOSUL; Especialização em Educação Especial Inclusiva - UNINA e Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo ABA-UNINA. Atua como professora da Sala de Recursos Multifuncional da rede estadual de ensino do Paraná desde 2004.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Grzebieluka, D., Castilho Foggiatto Silveira, R. M., & da Silva Vier, R. F. (2022). Educação Especial Inclusiva e os desafios do Ensino Remoto: a influência dos recursos tecnológicos nos processos identitários do aluno com Deficiência Intelectual. Revista Magistro, 2(24). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7208

Edição

Seção

Artigos