O CENÁRIO DOS CONFLITOS NAS RELAÇÕES HUMANAS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
Esse artigo se insere na área de recursos humanos e teve por objetivo geral o de discutir o cenário dos conflitos nas relações humanas entre gestores e professores em instituições educacionais públicas de ensino superior estadual, especialmente no tocante à área de gestão de recursos humanos. A metodologia foi a revisão de literatura do tipo narrativa, com abordagem qualitativa. Por resultados, pode-se afirmar que os conflitos surgidos nas instituições educacionais públicas ocorrem porque elas são lugares, do ponto de vista legal, democráticos; sendo assim, as pessoas precisam participar da gestão. Quando as pessoas não são ouvidas, porque não são chamadas ou porque não se criam condições de participação, os conflitos aparecem e os gestores têm dificuldades de executar ações. Em alguns casos, esses conflitos tornam-se atos de violência. Por considerações finais, afirma-se, que o estudo permitiu avaliar que os conflitos podem ser prevenidos, minimizados ou resolvidos se os gestores públicos utilizassem uma ferramenta intitulada Comunicação Não Violenta-CNV, possibilitando a recriação de uma cultura organizacional que leve em consideração o “bem-estar” das pessoas e das instituições educacionais públicas democráticas.
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