O TRATAMENTO JURÍDICO DOS TRANSEXUAIS NO BRASIL

Autores

  • Rafael dos Santos Melo Unigranrio
  • Mônica de Oliveira Camara Unigranrio

Resumo

O presente artigo tem como tema central a análise do tratamento jurídico que deve ser dado aos transexuais, trazendo regras constitucionais e infraconstitucionais que  protegem esses indivíduos contra qualquer forma de discriminação. Para tanto, procurou dar ênfase à alguns princípios e direitos constitucionalmente assegurados, bem como algumas normas internacionais que dão respaldo o ordenamento jurídico brasileiro vigente. O presente trabalho visa expor, através de uma pesquisa doutrinária, legislativa e jurisprudencial, a necessidade de uma proteção das pessoas que optam por não seguir a padronização sexual imposta pela maioria, como forma de garantir eficazmente uma vida digna, visando preservar o direito a autodeterminação, à disposição do próprio corpo, à proteção da identidade humana, à ausência de discriminação, o princípio da igualdade e, finalmente, aquele que a doutrina vem denominando como macroprincípio, qual seja, o princípio da dignidade da pessoa humana.

Biografia do Autor

Rafael dos Santos Melo, Unigranrio

Graduando do Curso de Bacharel em Direito da UNIGRANRIO. Membro do grupo de Pesquisa Reprodução Assistida, Família e Transformações Soiais. Estagiário do Conselho Regional de Medicina.

Mônica de Oliveira Camara, Unigranrio

Mestranda em Direitos Fundamentais e Novos Direitos, pela Universidade  Estácio de Sá. Professora de Direito de Direito Civil da Universidade do Grande Rio.  Advogada atuante no direito de família. Membro do grupo de Pesquisa Reprodução Assistida, Família e Transformações Sociais. 

Downloads

Publicado

2018-11-15

Como Citar

Melo, R. dos S., & Camara, M. de O. (2018). O TRATAMENTO JURÍDICO DOS TRANSEXUAIS NO BRASIL. Revista De Direito Da Unigranrio, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rdugr/article/view/5318

Edição

Seção

Artigos de Discentes