DISCUSSÕES ATINENTES AOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA INDÚSTRIA DA MODA

Autores

  • Taís Goncalves Portugal Corrêa Unigranrio.
  • Caio Cesar Moraes Grande Guerra Universidade Federal Fluminense

Resumo

A Moda, enquanto forma de manifestação da personalidade e da cultura de indivíduos e grupos, produz reflexos na sociedade. Estes, não raramente, possuem consequências jurídicas. Por isso, ao contrário do que se pode imaginar, Moda e Direito não são conceitos dissociáveis. O presente trabalho busca, neste escopo, analisar como a indústria da moda, os modos de produção e de consumo de artigos de moda, bem como os meios utilizados para o descarte desses produtos, vêm impactando a vida em sociedade, sob a ótica do Direito Ambiental. De início, é feito um exame acerca dos meios de produção e de consumo de artigos de moda observáveis atualmente. Para isso, leva-se em consideração a noção de dependência cultural e o papel da produção em larga escala, também conhecida como “Fast Fashion”, na influência sobre o consumo dos indivíduos. Posteriormente, o trabalho se dedica a entender os impactos que a indústria de moda e a aquisição desses artigos produzem sobre o meio ambiente e como surgem os lixões de roupas usadas, que configuram hoje um problema socioambiental de dimensões globais. Em seguida, passa-se a analisar os conceitos de “Colonialismo de Resíduos”, “Justiça Ambiental” e “Racismo Ambiental”. Busca-se, através destas definições, viabilizar a compreensão acerca do problema da distribuição espacialmente desigual dos riscos ambientais e, neste sentido, entender como a Justiça Ambiental pode se manifestar como um “braço” de viabilização de Justiça Social. Por fim, o trabalho propõe a análise dos mecanismos atualmente disponíveis de regulamentação jurídica da indústria da moda, bem como da manipulação e descarte de resíduos têxteis, com ênfase na Lei n° 12.305/10, a chamada Política Nacional de Resíduos Sólidos. Chega-se, finalmente, à conclusão de que Moda é um conjunto de práticas, articulações, opiniões e gostos que produzem consequências no mundo jurídico as quais demandam a atenção do Direito Ambiental e exigem soluções jurídicas que busquem compatibilizar a manutenção da vida em sociedade atual com as necessidades sociais futuras. Para tanto, o estudo descrito envolve a agregação e análise de um conjunto de conceitos econômicos e jurídicos, dados estatísticos, estudos de caso, a legislação pertinente e tendências legislativas.

Biografia do Autor

Taís Goncalves Portugal Corrêa, Unigranrio.

Graduanda do Curso de Bacharel em Direito da UNIGRANRIO, orientada pelo Prof. Me. Caio Cesar Moraes Grande Guerra.

Caio Cesar Moraes Grande Guerra, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Direito Constitucional no PPGDC da Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Direitos Humanos e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), bacharel em Direito pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e bacharelando em Sociologia na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Corrêa, T. G. P., & Guerra, C. C. M. G. (2023). DISCUSSÕES ATINENTES AOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA INDÚSTRIA DA MODA. Revista De Direito Da Unigranrio, 13(2), 103–135. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rdugr/article/view/8469

Edição

Seção

Artigos