Sobre a Revista
A Faculdade de Direito da Universidade Unigranrio/AFYA, vem, por meio deste Edital, tornar público seu processo de seleção de artigos para a Revista de Direito da Unigranrio (RDUGR), registro e-ISSN: 1984-7920. A publicação dos textos submetidos para este edital deve começar a partir do número a ser publicado no segundo quadrimestre de 2024. Os interessados poderão enviar artigos conforme o processo estabelecido.
I - SUBMISSÃO DE ARTIGOS
O prazo para submissão de artigos se inicia em 23/09/2024 e se encerra em 05/11/2024. Os artigos deverão ser enviados por meio do site da revista: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rdugr/submission/wizard
A submissão depende de cadastro do autor no site, que pode ser feito em:
https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rdugr/user/register?source=
Pode ser utilizado ainda a versão “nuvem” para a submissão dos artigos em caso de instabilidade do servidor do site:
https://granrio.emnuvens.com.br/
II - REQUISITOS DE ADMISSÃO (DESK REVIEW)
Todos os artigos submetidos serão avaliados pela equipe editorial conforme os requisitos de admissão estabelecidos em edital. Os artigos com inadequações serão rejeitados, ficando a critério da equipe editorial encaminhá-los para correção pelos autores. Os artigos considerados adequados às normas de admissão serão encaminhados para a avaliação cega.
- a) São aceitos artigos científicos da área do Direito ou de áreas afins que tenham relevância aos estudos jurídicos.
- b) O arquivo do artigo deve ser submetido em formato *.doc ou *.docx.
- c) O artigo não pode apresentar identificação de autoria nem no texto, nem nas propriedades do arquivo.
- d) A extensão do artigo deve ser entre 12 e 30 páginas.
- e) O artigo submetido deve ser inédito e original.
- f) A verificação de plágio será feita com auxílio de software específico para tal função.
- g) Preferencialmente, o artigo deve ter sido elaborado por até três autores, sendo no mínimo um doutor, doutorando, mestre ou mestrando.
- h) O número de submissões de um mesmo autor é limitado a uma única submissão como autor e uma submissão como coautor.
- i) O artigo deve apresentar os seguintes elementos obrigatórios, nesta ordem:
- título em português e em inglês;
- resumo (entre 100 e 250 palavras) e palavras-chave em português e em inglês;
- introdução, desenvolvimento e conclusão;
- referências.
- j) Os artigos deverão ser redigidos em português, alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano.
- k) Artigos em idioma diverso do português não precisam apresentar título, resumo, palavras-chave e sumário em português, mas deverão apresentar esses elementos no idioma de redação, os demais elementos obrigatórios (inclusive título, resumo e palavras-chave em inglês) e aceitar as traduções para o português oferecidas pelos editores, se for o caso. A formatação desses artigos pode seguir a regra predominante no idioma de redação, mas é recomendado o uso da ABNT.
- l) O artigo deve ser submetido com a formatação recomendada para trabalhos acadêmicos pela ABNT.
- m) Recomenda-se a normalização do texto, principalmente quanto às citações e às referências, conforme o Manual de Normalização da Biblioteca da Faculdade de Direito.
- n) Algumas especificações de formatação exigidas pela Revista são as seguintes:
- fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 cm, para o corpo do
texto;
- fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento 1,0 cm e recuo do parágrafo
de 4,0 cm para citações longas;
- títulos de seção e subseção numerados a partir da introdução e com destaque
tipográfico;
- espaço de uma linha (enter) entre títulos e parágrafos;
- ausência de espaço entre parágrafos;
- destaques de trechos em itálico.
III - DUPLA AVALIAÇÃO CEGA (DOUBLE-BLIND PEER REVIEW)
Os artigos que cumprirem os requisitos de admissão seguirão no processo de avaliação, sem comunicação aos autores, para aferição de seu mérito científico. O artigo sem identificação será enviado para no mínimo dois pareceristas ad hoc cadastrados na Revista – pesquisadores da área à qual pertence o tema tratado –, que avaliarão a qualidade do artigo e recomendaram a sua aprovação, a sua aprovação mediante correções obrigatórias ou a sua rejeição.
Com base nas avaliações, o editor responsável realizará a decisão acerca da aceitação, envio para correções ou reprovação do trabalho. Suficiente a fundamentação, a opinião de apenas um avaliador pode justificar a decisão editorial de rejeição.
As decisões dos avaliadores atinentes ao conteúdo dos artigos que lhes forem submetidos, notadamente a avaliação do valor científico e contribuição ao diálogo acadêmico, são soberanas.
Os pareceres produzidos e a decisão editorial serão enviados ao responsável pela submissão por e-mail. Não haverá identificação de avaliadores quando do envio dos pareceres.
Os avaliadores da Revista que tenham interesse em submeter artigos estão autorizados a fazê-lo, mas não receberão novos artigos para avaliar até a publicação de nova chamada de artigos.
IV - REVISÃO E ACEITAÇÃO
Os avaliadores, nos seus pareceres, poderão sugerir ao autor que faça revisões e alterações do artigo. Os editores, durante o fluxo editorial, também poderão sugerir alterações ou corrigir os artigos, respeitando sempre o estilo e a opinião do autor.
Em caso de indicação de correções obrigatórias, o prazo para o envio da versão corrigida será de 21 dias corridos, prazo que deve ser cumprido sob pena de arquivamento do artigo. Os autores não são obrigados a realizar revisões e alterações das quais discordarem, especialmente sobre o conteúdo e opiniões. Os editores, no entanto, são responsáveis pela qualidade da publicação e tem a prerrogativa de não aceitar artigos que não tenham sido revisados adequadamente.
Aceito o artigo do qual não foi pedida correção, ou a versão corrigida enviada pelo autor após receber os pareceres dos avaliadores, o artigo será considerado aceito para a publicação. Uma vez aceito, o artigo será inserido em uma lista com todos os artigos aceitos ainda não publicados, aplicando-se as regras abaixo caso existam mais artigos aceitos do que o número de artigos de cada volume. A aceitação encerra o processo de avaliação e torna o artigo apto à decisão de publicar.
V - CONSELHO EDITORIAL
O Conselho Editorial é composto por docentes da Faculdade Unigranrio/Afya e professores convidados. A lista é composta respeitando as regras da CAPES para as revistas científicas da área do Direito do mais alto estrato.
VI - PUBLICAÇÃO
A revista é semestral e veiculam artigos aceitos pelo peer review e artigos de autores convidados. Havendo mais artigos aceitos para publicação do que o número indicado pelo Conselho Editorial para o volume, caberá a ele decidir quais publicará.
Os critérios para a escolha seguirão as normas estabelecidas pela CAPES para revistas científicas da área do Direito do mais alto estrato, considerando a adequação do artigo ao escopo da revista, exogenia, titulação, qualidade aferida pelos avaliadores e a anterioridade de submissão durante o prazo do edital. A qualquer momento o autor poderá comunicar aos editores a publicação da obra em outra revista ou seu interesse em não publicar o trabalho.
VII - PUBLICAÇÃO EM NÚMEROS POSTERIORES
Artigos aceitos para a publicação poderão ser indicados pelo Conselho Editorial para publicação em números posteriores.
VIII - DIREITOS AUTORAIS E RESPONSABILIDADE
A revista reserva os direitos autorais dos textos publicados. As opiniões expressadas nas publicações são de responsabilidade do autor e não necessariamente expressam a opinião da revista ou de seus editores. O autor deve declarar conflitos de interesse, decisões tomadas por comitês de ética e auxílios de agências de fomento ou outras fontes quando relacionados à produção submetida.
Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2024.
Litiane Motta Marins
Editora-chefe
Maria Fernanda Goes Lima Santos
Monitora-editorial