DEMOCRACIA E SOCIEDADE DA PÓS-VERDADE: SOBRE COMO AS FAKE NEWS CONDICIONAM O DEBATE DEMOCRÁTICO NAS REDES

Autores

  • Fernanda Figueira Tonetto Université Paris II Panthéon-Assas
  • Arthur Posser Tonetto
  • Thiago Tonetto Louzada UFSM

Resumo

A síndrome da pós-verdade diz respeito à formação da opinião pública a partir da influência sofrida por convicções pessoais e emoções que não necessariamente guardam relação com a verdade dos fatos, sintoma que vem sendo percebido na sociedade atual e, notadamente, no ambiente da sociedade em rede. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é demonstrar, a partir da constatação da formação de bolhas ideológicas no ambiente das redes, de que maneira a difusão das Fake News em referido ambiente representam risco ao exercício do debate democrático e, doravante, à democracia em si. A metodologia se constitui de abordagem dedutiva, com técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Se bem-sucedida, pretende demonstrar a necessidade do desenvolvimento de consciência crítica por parte do usuário das redes a fim de que possa fazer a filtragem das notícias das quais se alimenta, não tendo sua opinião condicionada a eventuais informações fraudulentas veiculadas nas redes, o que constituirá o caminho para folha das bolhas que representam perigo ao ambiente democrático.

Biografia do Autor

Fernanda Figueira Tonetto, Université Paris II Panthéon-Assas

Doutora em direito internacional pela Université Paris II Panthéon-Assas e doutora em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Mestrado Em Integração Latino Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Université Paris II Pantheon-Assas. É Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul desde o ano de 2001, ex- Diretora-Presidente da Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do SUL (ESAPERGS) e Fundadora do Curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria, do qual foi Coordenadora por seis anos.

Arthur Posser Tonetto

Mestre em Direito (UFSM); Advogado; Professor universitário.

Thiago Tonetto Louzada, UFSM

Graduando em Direito (UFSM).

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Tonetto, F. F., Tonetto, A. P., & Louzada, T. T. (2023). DEMOCRACIA E SOCIEDADE DA PÓS-VERDADE: SOBRE COMO AS FAKE NEWS CONDICIONAM O DEBATE DEMOCRÁTICO NAS REDES. Revista De Direito Da Unigranrio, 13(2), 62–79. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rdugr/article/view/8447

Edição

Seção

Artigos