CAMPO INTELECTUAL E FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO, UM CONTRIBUTO DE PIERRE BOURDIEU À ACADEMIA

Autores

  • Edna Raquel Hogemann Unigranrio

Resumo

O presente ensaio se propõe a tecer breves considerações a respeito dos métodos de pesquisa e do ensino e à finalidade a que se destinam -  quais sejam, a da descoberta e da transmissão do conhecimento, por intermédio da produção científica acadêmica. Para tanto, se recorre às bases epistemológicas do pensamento de Pierre Bourdieu naquilo que é pertinente à construção do conhecimento, com apoio na ideia de “campo intelectual”, e em concepções afins, a partir da experiência de Kant de Lima. Classifica-se a pesquisa como exploratória, de tipo qualitativo, com recursos bibliográficos e método dialético.

Biografia do Autor

Edna Raquel Hogemann, Unigranrio

Pós-Doutora em Direito, pela Universidade Estácio de Sá/RJ, Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho - UGF (2006), Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho - UGF (2002), Pós-Graduação Lato Sensu em Bioética, pela Red Bioética UNESCO (2010), Pós-Graduação Lato-Sensu em História do Direito Brasileiro, pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2007), Graduada em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1977) e Bacharel em Direito pela Universidade do Grande Rio (1999). Professora Adjunta III do Curso de Direito, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UniRio. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu, em Direito, da Universidade Estácio de Sá - UNESA/RJ . Pesquisadora do GGINNS - Global Comparative Law: Governance, Innovation and Sustainnability (Bioethics, Biolaw, Biotecnology) e do Grupo Direito Humanos e Transformação Social.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

Hogemann, E. R. (2019). CAMPO INTELECTUAL E FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO, UM CONTRIBUTO DE PIERRE BOURDIEU À ACADEMIA. Revista De Direito Da Unigranrio, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rdugr/article/view/5917

Edição

Seção

Artigos de Docentes