TRIBUTAÇÃO E DESIGUALDADES EM TEMPOS DE CRISE SOCIOECONÔMICA E O COMBATE ÀS POLÍTICAS DE AUSTERIDADE SELETIVA

Autores

Resumo

O presente estudo visa analisar o papel da tributação na redução das desigualdades em tempos de crise socioeconômica e o combate às políticas de austeridade seletiva. Questiona-se, se a tributação no Brasil coopera para a redução dessa mazela social ou se ela colabora para o agravamento das desigualdades de renda. Cogita-se que o atual sistema tributário agrava às desigualdades de renda, hipótese confirmada por meio de estudos realizados que demonstraram ser a matriz tributária brasileira regressiva, pois incide com mais ênfase sobre os rendimentos do trabalho e consumo de bens e serviços, atingindo com mais força aqueles que se encontram na base da pirâmide social brasileira. Busca-se, então, reconhecer que a progressividade fiscal é indispensável para a redução das desigualdades sociais e proteção das estruturas democráticas. Para tanto, utilizou-se o método hipotético-dedutivo, de revisão bibliográfica e análise documental.

Biografia do Autor

Darlan Alves Moulin, UERJ - Unigranrio/Afya e Estácio de Sá

Pós-doutorando e Doutor em Direito pelo PPGD da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, na linha de pesquisa Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento. Mestre em Direitos Sociais, Difusos e Coletivos. Professor da Universidade Unigranrio/ Afya. Pesquisador do grupo de pesquisa: Direitos Humanos à Saúde e Novos Direitos, vinculado à Unigranrio/Afya. Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJRJ. Instrutor da Escola de Administração Judiciária – ESAJ/TJRJ.

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Alves Moulin, D. (2025). TRIBUTAÇÃO E DESIGUALDADES EM TEMPOS DE CRISE SOCIOECONÔMICA E O COMBATE ÀS POLÍTICAS DE AUSTERIDADE SELETIVA. Revista De Direito Da Unigranrio AFYA, 15(1), 25–47. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rdugr/article/view/9393