O USO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO

Autores

  • Jurema Rosa Lopes Unigraniro
  • Eline das Flores Victer Unigranrio
  • Carlos Antonio de Souza IFRJ

Resumo

A questão básica do presente estudo é: como o uso da História da Matemática no processo do ensino de trigonometria nas funções seno e cosseno, pode levar o aluno a ter uma aprendizagem significativa? O objetivo é investigar como a História da Trigonometria pode se constituir como elemento facilitador da aprendizagem das funções seno e cosseno, por parte de estudantes do ensino médio. Essa experiência pedagógica envolveu  a produção de um ensaio sobre a história da trigonometría  e 21 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola pública federal, localizada no município de Nilópolis/RJ. A conclusão do estudo evidencia,  qualitativamente, que a História da Matemática é um elemento facilitador ao ensino das funções seno e cosseno, confirma a nossa aposta ou hipótese de trabalho, pois  trouxe avanço na aprendizagem dos estudantes sobre os conteúdos

Biografia do Autor

Jurema Rosa Lopes, Unigraniro

Eline das Flores Victer, Unigranrio

Carlos Antonio de Souza, IFRJ

Downloads

Como Citar

Lopes, J. R., Victer, E. das F., & Souza, C. A. de. (2014). O USO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2555