O USO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO

Autores/as

  • Jurema Rosa Lopes Unigraniro
  • Eline das Flores Victer Unigranrio
  • Carlos Antonio de Souza IFRJ

Resumen

A questão básica do presente estudo é: como o uso da História da Matemática no processo do ensino de trigonometria nas funções seno e cosseno, pode levar o aluno a ter uma aprendizagem significativa? O objetivo é investigar como a História da Trigonometria pode se constituir como elemento facilitador da aprendizagem das funções seno e cosseno, por parte de estudantes do ensino médio. Essa experiência pedagógica envolveu  a produção de um ensaio sobre a história da trigonometría  e 21 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola pública federal, localizada no município de Nilópolis/RJ. A conclusão do estudo evidencia,  qualitativamente, que a História da Matemática é um elemento facilitador ao ensino das funções seno e cosseno, confirma a nossa aposta ou hipótese de trabalho, pois  trouxe avanço na aprendizagem dos estudantes sobre os conteúdos

Biografía del autor/a

Jurema Rosa Lopes, Unigraniro

Eline das Flores Victer, Unigranrio

Carlos Antonio de Souza, IFRJ

Cómo citar

Lopes, J. R., Victer, E. das F., & Souza, C. A. de. (2014). O USO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2555