PROPOSTA PARA A REELABORAÇÃO CONCEITUAL POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Abstract
Diversos temas químicos requerem dos alunos uma elaboração conceitual para que os fenômenos observáveis sejam compreendidos, sendo estes, muitas vezes, disseminadores de ideias contrárias ao ponto de vista científico. O presente artigo tem como finalidade propor a utilização de um Kit de Experimentação Investigativa (KEI), composto por 09 experimentos científicos, para tratar diferentes conceitos de Química, visando propiciar aos estudantes condições de construírem e/ou reconstruírem suas concepções alternativas em torno de modelos explicativos cientificamente aceitos. O KEI sugerido neste trabalho foi confeccionado adotando as premissas de materiais de baixo custo, fácil manuseio, reprodutível e com dimensão portátil, visto que muitas escolas não apresentam infraestrutura laboratorial, bem como dispõem de poucos recursos financeiros, não podendo adquirir materiais dispendiosos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.