PROPOSTA PARA A REELABORAÇÃO CONCEITUAL POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Autores/as

  • Rafael Pina Lima Universidade Federal de Sergipe
  • Marcelo Leite dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe

Resumen

Diversos temas químicos requerem dos alunos uma elaboração conceitual para que os fenômenos observáveis sejam compreendidos, sendo estes, muitas vezes, disseminadores de ideias contrárias ao ponto de vista científico. O presente artigo tem como finalidade propor a utilização de um Kit de Experimentação Investigativa (KEI), composto por 09 experimentos científicos, para tratar diferentes conceitos de Química, visando propiciar aos estudantes condições de construírem e/ou reconstruírem suas concepções alternativas em torno de modelos explicativos cientificamente aceitos. O KEI sugerido neste trabalho foi confeccionado adotando as premissas de materiais de baixo custo, fácil manuseio, reprodutível e com dimensão portátil, visto que muitas escolas não apresentam infraestrutura laboratorial, bem como dispõem de poucos recursos financeiros, não podendo adquirir materiais dispendiosos.

Biografía del autor/a

Rafael Pina Lima, Universidade Federal de Sergipe

Químico Graduado em Licenciatura (2013) pela Universidade Federal de Sergipe - Campus Universitário Professor Alberto Carvalho (UFS - Campus Itabaiana).

Marcelo Leite dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Natural de Itabaiana, estado de Sergipe. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 2004), mestrado em Química pela mesma Universidade (2006) e doutorado em Ciências, no curso de Química pela UNICAMP (2010). Atualmente é docente permanente do Departamento de Química (DQCI) do Campus Prof. Alberto Carvalho (Itabaiana-SE) da UFS.

Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Possui Licenciatura em Química pelo Centro Universitário Fieo (1997). É mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007). Doutorando em Filosofia, História e Ensino de Ciências na UFBA. Professor Assistente do Campus Itabaiana da UFS. Ex- membro do quadro pedagógico da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2007-2008). Tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências CTS, formação continuada de professores e ensino contextualizado.

Publicado

2014-10-29

Cómo citar

Lima, R. P., Santos, M. L. dos, & Silva, E. L. da. (2014). PROPOSTA PARA A REELABORAÇÃO CONCEITUAL POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2110