CONSTRUINDO O CONCEITO DE SIMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Washington Rodrigues Jorge da Costa Universidade Federal Fluminense
  • Fabiano Dos Santos Souza Universidade Federal Fluminense

Resumo

Nesse artigo delineou-se como o implementado projeto de ensino proporcionou a construção do conceito de simetria aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse projeto objetivou gerar reflexões sobre a realidade da EJA e o papel importante da prática docente na Universidade Federal Fluminense para tornar o processo de ensino aprendizagem significativo AUSUBEL (1982). Além disso, descreveram-se os objetivos, a organização, a metodologia desse projeto de ensino referente à disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino IV da Universidade Federal Fluminense (UFF). De forma sintética, pode-se afirmar que a implementação desse projeto estabeleceu uma relação muito importante entre a UFF e a Escola Básica, tornando-se um projeto importante e diferenciado na formação inicial do futuro professor de Matemática, pois o mesmo foi inserido na realidade, no contexto escolar, e pela contribuição que deram aos alunos da EJA.

Biografia do Autor

Washington Rodrigues Jorge da Costa, Universidade Federal Fluminense

Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (Lato Sensu) pela Universidade Federal Fluminense/Lante. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense/UFF, Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil

Fabiano Dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF; Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio; Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense/UFF, Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do IME-UFF. Pesquisador do PEAMAT da PUC-SP e do GRUPPE da Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF; Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio; Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense/UFF, Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do IME-UFF. Pesquisador do PEAMAT da PUC-SP e do GRUPPE da FEUFF.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Costa, W. R. J. da, & Souza, F. D. S. (2014). CONSTRUINDO O CONCEITO DE SIMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2489