AULA DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE ELA NOS DIZ SOBRE CONCEPÇÕES E O QUE FAZEMOS DELA NA FORMAÇÃO
Abstract
No debate sobre formação de professores em alfabetização, é comum privilegiar-se os conhecimentos relativos à concepção sobre o objeto de conhecimento: os processos de aquisição da escrita. Entretanto, há que se estudar também as concepções sobre a aula e sobre a formação. O texto discute os saberes docentes e suas concepções presentes na “aula” – locus privilegiado da formação continuada. Essas concepções se manifestam em nível de planejamento, de metodologia e de avaliação, que são portanto, etapas do ciclo docente mas também processos interligados. Um plano de aula, uma aula e uma prova são bons retratos dessas concepções; o texto busca discuti-los indagando: qual o lugar da aula na Formação Contínua?
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.