AULA DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE ELA NOS DIZ SOBRE CONCEPÇÕES E O QUE FAZEMOS DELA NA FORMAÇÃO

Autores/as

  • Domingos Barros Nobre Universidade Federal Fluminense

Resumen

No debate sobre formação de professores em alfabetização, é comum privilegiar-se os conhecimentos relativos à concepção sobre o objeto de conhecimento: os processos de aquisição da escrita. Entretanto, há que se estudar também as concepções sobre a aula e sobre a formação. O texto discute os saberes docentes e suas concepções presentes na “aula” – locus privilegiado da formação continuada. Essas concepções se manifestam em nível de planejamento, de metodologia e de avaliação, que são portanto, etapas do ciclo docente mas também processos interligados. Um plano de aula, uma aula e uma prova são bons retratos dessas concepções; o texto busca discuti-los indagando: qual o  lugar da aula na Formação Contínua?

Biografía del autor/a

Domingos Barros Nobre, Universidade Federal Fluminense

Publicado

2015-12-09

Cómo citar

Nobre, D. B. (2015). AULA DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE ELA NOS DIZ SOBRE CONCEPÇÕES E O QUE FAZEMOS DELA NA FORMAÇÃO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3221