TECENDO OS FIOS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Authors

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Abstract

Este artigo objetiva refletir sobre como se configura a produção e utilização das Histórias em Quadrinhos nas aulas da disciplina Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática 1, no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação, enquanto prática educativa na formação do pedagogo. Baseado nos estudos de Lara (2003), Souza (2004), Rosa Neto (1998), Alves (2006), Fiorentini e Lorenzato (2006), Nacarato e Paiva (2006), Araújo, Costa e Costa (2008), Vergueiro (2010), Carvalho (2009) sobre o lúdico no ensino de Matemática e as Histórias em Quadrinhos buscou-se a fundamentação téorica. A referida experiência culminou com a elaboração de Histórias em Quadrinhos pelos sujeitos. Na análise e discussão do corpus, observamos que os alunos da disciplina enquanto sujeitos pensantes e praticantes compreenderam que é possível trabalhar nas aulas de Matemática com este recurso, estabelecendo um diálogo interdisciplinar, o que pode facilitar a compreensão de conceitos matemáticos e a configuração de novas maneiras de aprender e orientar pela interação e exploração – na experimentação e na colaboração – no qual os sujeitos estão inseridos. 

Author Biography

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Educação (UFAL). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da UFAL. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática.

Published

2018-06-15

How to Cite

Oliveira, C. A. de. (2018). TECENDO OS FIOS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4466