TECENDO OS FIOS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre como se configura a produção e utilização das Histórias em Quadrinhos nas aulas da disciplina Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática 1, no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação, enquanto prática educativa na formação do pedagogo. Baseado nos estudos de Lara (2003), Souza (2004), Rosa Neto (1998), Alves (2006), Fiorentini e Lorenzato (2006), Nacarato e Paiva (2006), Araújo, Costa e Costa (2008), Vergueiro (2010), Carvalho (2009) sobre o lúdico no ensino de Matemática e as Histórias em Quadrinhos buscou-se a fundamentação téorica. A referida experiência culminou com a elaboração de Histórias em Quadrinhos pelos sujeitos. Na análise e discussão do corpus, observamos que os alunos da disciplina enquanto sujeitos pensantes e praticantes compreenderam que é possível trabalhar nas aulas de Matemática com este recurso, estabelecendo um diálogo interdisciplinar, o que pode facilitar a compreensão de conceitos matemáticos e a configuração de novas maneiras de aprender e orientar pela interação e exploração – na experimentação e na colaboração – no qual os sujeitos estão inseridos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.