A LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS COMO UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
Palavras-chave:
Cognição, Formação Inicial em Química, Leitura InterativaResumo
O presente trabalho contempla um olhar para uma prática de leitura de Textos de Divulgação Científica vivenciada por um grupo de estudo constituído por licenciandos e professoras de um Curso de Química licenciatura. A metodologia para a condução da leitura consistiu na elaboração e socialização de perguntas e os textos foram retirados do livro Tio Tungstênio. Tal metodologia teve como objetivo qualificar os modos de leitura dos licenciandos tendo em vista a formação do leitor. As perguntas elaboradas foram objeto de análise e retratam o grau de interação do licenciando com o texto. A análise das perguntas teve como base as categorias adotadas por Mazzitelli, Maturano e Macías (2009). Os resultados construídos possibilitam afirmar que a estratégia de leitura se mostrou favorável tanto para a participação dos licenciandos na discussão sobre o texto como no posicionamento frente à leitura e, indiciou a importância do perguntar na formação de leitores. A prática vivenciada possibilita afirmar a necessidade de ampliar os espaços e os modos de leitura na formação inicial, tendo em vista, ampliar as fontes de leitura a fim de compreendê-la como inerente ao processo de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.