A LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS COMO UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Judite Scherer Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Joana Laura de Castro Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Camila Carolina Colpo Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Cognição, Formação Inicial em Química, Leitura Interativa

Resumo

O presente trabalho contempla um olhar para uma prática de leitura de Textos de Divulgação Científica vivenciada por um grupo de estudo constituído por licenciandos e professoras de um Curso de Química licenciatura. A metodologia para a condução da leitura consistiu na elaboração e socialização de perguntas e os textos foram retirados do livro Tio Tungstênio. Tal metodologia teve como objetivo qualificar os modos de leitura dos licenciandos tendo em vista a formação do leitor. As perguntas elaboradas foram objeto de análise e retratam o grau de interação do licenciando com o texto. A análise das perguntas teve como base as categorias adotadas por Mazzitelli, Maturano e Macías (2009). Os resultados construídos possibilitam afirmar que a estratégia de leitura se mostrou favorável tanto para a participação dos licenciandos na discussão sobre o texto como no posicionamento frente à leitura e, indiciou a importância do perguntar na formação de leitores. A prática vivenciada possibilita afirmar a necessidade de ampliar os espaços e os modos de leitura na formação inicial, tendo em vista, ampliar as fontes de leitura a fim de compreendê-la como inerente ao processo de ensino.

Biografia do Autor

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Porfessora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, doutora em Educação e atualmente coordenadora do Curso de Química Licenciatura.

Joana Laura de Castro Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licencianda do Curso de Química Licenciatura, bolsista de iniciação científica FAPERGS.

Camila Carolina Colpo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licencianda em Química, bolsista de Iniciação à Docência (PIBID)

Downloads

Publicado

2018-11-16

Como Citar

Wenzel, J. S., de Castro Martins, J. L., & Colpo, C. C. (2018). A LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS COMO UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4670