FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR A RETENÇÃO CONCEITUAL DE FÍSICA À LONGO PRAZO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA TEMÁTICA TRÂNSITO.

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Física aplicada ao trânsito, Teste de hipótese, Alfabetização Científica

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que investigou se egressos do Ensino Médio com diferentes características socioeconômicas apresentam performances semelhantes ou diferentes na tarefa de associar a Física escolar ao cotidiano do trânsito. Para isso, após responderem um questionário sobre o tema, testes de hipótese não-paramétricos foram realizados (Teste U de Mann-Whitney). Notou-se que participantes que concluíram o Ensino Médio em escolas particulares, assim como os que já haviam dirigido até o momento da pesquisa, obtiveram desempenhos com diferença estatisticamente significativa com relação ao grupo oposto. Tais constatações corroboram com a concepção de que a qualidade do ensino, aliada à consideração dos conhecimentos prévios dos estudantes, assim como as experiências vivenciadas por cada indivíduo podem atuar de forma significativa na aprendizagem, potencializando uma maior retenção de conceitos físicos em egressos da educação básica e a maior possibilidade de se ter uma visão crítica do seu cotidiano, preceitos básicos de uma Alfabetização Científica.

Biografia do Autor

Patrick Alves Vizzotto, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS (2019). Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2017). Graduado em Física Licenciatura pela UPF (2014). Realizou estágio de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIVATES, pesquisando a temática da Alfabetização Científica. Participa dos Grupos de Pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem em Ciências - Univates e Inovações no Ensino de Ciências - FURG. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em mensuração da Alfabetização Científica, Física aplicada ao trânsito e retenção dos conhecimentos de Física em egressos do Ensino Médio.

Luiz Fernando Mackedanz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente trabalha como professor associado no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande, atuando junto aos programas de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) e Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Atualmente, ocupa a coordenação do curso de Física Licenciatura. Trabalhou como professor assistente da Universidade Federal de Pelotas, lotado na Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, atuando junto ao curso de Geofísica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Fenomenologia de Partículas Em Altas Energias e atua, desde 2010, na área de Educação em Ciências e Ensino de Física, atuando com os temas: formação de professores, inovações pedagógicas no ensino de ciências, temas controversos da física, contextualização e historicidade das ciências, interdisciplinaridade na atuação e formação de professores, formação continuada de professores de ciências naturais, relações de poder no currículo de ciências naturais. Coordena o Grupo de Pesquisa em Inovações no Ensino de Ciências (INOVAFIS), onde o foco de estudo são as inovações metodológicas e teóricas no processo ensino e aprendizagem, mantendo a historicidade das relações, bem como entendendo o caráter epistemológico destas inovações.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Vizzotto, P. A., & Mackedanz, L. F. (2020). FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR A RETENÇÃO CONCEITUAL DE FÍSICA À LONGO PRAZO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA TEMÁTICA TRÂNSITO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5050