FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR A RETENÇÃO CONCEITUAL DE FÍSICA À LONGO PRAZO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA TEMÁTICA TRÂNSITO.
Palavras-chave:
Ensino de Física, Física aplicada ao trânsito, Teste de hipótese, Alfabetização CientíficaResumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que investigou se egressos do Ensino Médio com diferentes características socioeconômicas apresentam performances semelhantes ou diferentes na tarefa de associar a Física escolar ao cotidiano do trânsito. Para isso, após responderem um questionário sobre o tema, testes de hipótese não-paramétricos foram realizados (Teste U de Mann-Whitney). Notou-se que participantes que concluíram o Ensino Médio em escolas particulares, assim como os que já haviam dirigido até o momento da pesquisa, obtiveram desempenhos com diferença estatisticamente significativa com relação ao grupo oposto. Tais constatações corroboram com a concepção de que a qualidade do ensino, aliada à consideração dos conhecimentos prévios dos estudantes, assim como as experiências vivenciadas por cada indivíduo podem atuar de forma significativa na aprendizagem, potencializando uma maior retenção de conceitos físicos em egressos da educação básica e a maior possibilidade de se ter uma visão crítica do seu cotidiano, preceitos básicos de uma Alfabetização Científica.
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