SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PRODUTO EDUCACIONAL: EM FOCO OS RECURSOS AUDIOVISUAIS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

  • Aline de Fátima Santos Camara Cooper Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
  • Maylta Brandão dos Anjos IFRJ - Campus Mesquita

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, educação ambiental crítica, recurso audiovisuais,

Resumo

Diante do atual panorama da educação brasileira, buscamos neste trabalho contribuir para uma reflexão sobre certas ações na escola que, na grande parte das vezes, reproduz o discurso “ecologicamente correto” de um modelo ideológico hegemônico, sendo este último o grande gerador de desigualdades sociais e o principal agente da degradação ambiental. Desta forma, elaboramos uma sequência didática envolvendo: análise de recepção de alguns curtas metragens de cunho socioambiental; oficinas de produção audiovisual; e produção de vídeos pelos próprios discentes. A sequência didática, produto do mestrado profissional, busca contribuir para o protagonismo do estudante e para sua autonomia na busca de uma educação ambiental crítica que saia da teoria e passe à práxis pedagógica, estando disponível no site http://cooperaline.wix.com/cinemaeduambi. Como resultado, consideramos o cinema com inestimável valor pedagógico, principalmente no que diz respeito a uma de suas maiores qualidades que é a alteridade, fornecendo elementos para que os alunos-espectadores tenham uma visão diferenciada de problemas de ordem socioambiental com uma perspectiva mais crítica da realidade.

Biografia do Autor

Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Possuo graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado em Ecologia) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999-2000). Atuo como docente de Ciências das redes municipais de ensino do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis e sou mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências PROPEC - IFRJ, orientada por Maylta Brandão dos Anjos (IFRJ) e coorientada por Marcus Vinícius da Silva Pereira (IFRJ).

Maylta Brandão dos Anjos, IFRJ - Campus Mesquita

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretora de Ensino do Campus Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, memórias e escolas com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq. 

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Cooper, A. de F. S. C., & dos Anjos, M. B. (2020). SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PRODUTO EDUCACIONAL: EM FOCO OS RECURSOS AUDIOVISUAIS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5173