SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PRODUTO EDUCACIONAL: EM FOCO OS RECURSOS AUDIOVISUAIS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, educação ambiental crítica, recurso audiovisuais,Resumo
Diante do atual panorama da educação brasileira, buscamos neste trabalho contribuir para uma reflexão sobre certas ações na escola que, na grande parte das vezes, reproduz o discurso “ecologicamente correto” de um modelo ideológico hegemônico, sendo este último o grande gerador de desigualdades sociais e o principal agente da degradação ambiental. Desta forma, elaboramos uma sequência didática envolvendo: análise de recepção de alguns curtas metragens de cunho socioambiental; oficinas de produção audiovisual; e produção de vídeos pelos próprios discentes. A sequência didática, produto do mestrado profissional, busca contribuir para o protagonismo do estudante e para sua autonomia na busca de uma educação ambiental crítica que saia da teoria e passe à práxis pedagógica, estando disponível no site http://cooperaline.wix.com/cinemaeduambi. Como resultado, consideramos o cinema com inestimável valor pedagógico, principalmente no que diz respeito a uma de suas maiores qualidades que é a alteridade, fornecendo elementos para que os alunos-espectadores tenham uma visão diferenciada de problemas de ordem socioambiental com uma perspectiva mais crítica da realidade.
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