A ARTE CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO

Autores

Palavras-chave:

Matemática. Arte. Geometria. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a aplicação de uma sequência didática numa escola da rede municipal de Maceió, estado de Alagoas, com alunos de duas turmas de 6º ano. Trabalhamos a geometria plana e espacial mesclando metodologias, tendo como foco principal a arte plástica. Iniciamos com o uso do livro texto e sequenciamos apresentando os trabalhos dos artistas plásticos que trabalham a geometria em suas obras: Beatriz Milhazes, Geraldo de Barros, Rubens Barsotti, Tarsila do Amaral e Dietmar Voorwold, buscando mostrar a íntima relação da arte plástica com a matemática. Utilizamos também oficinas de origami, técnica de raspagem e construção de sólidos geométricos. Para esta pesquisa, trabalhamos com um grupo de 60 alunos, com faixa etária entre 10 a 12 anos. Em todas as etapas, os estudantes eram convidados à reflexão e à discussão por meio de perguntas dirigidas aos grupos. Buscávamos em todo momento discutir e entender os conceitos matemáticos ali presentes. Além de mostrar a relação da matemática com a arte, buscamos incentivar o aluno a ter um comportamento reflexivo e questionador. Tal aplicação resultou em uma dissertação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), da Universidade Federal de alagoas (Ufal).

Biografia do Autor

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Matemática - UFAL

Área: História da Matemática e Educação Matemática

Erenilda Severina da Conceição Albuquerque, Rede Pública do Município de Maceió e do Estado de Alagoas

Área de pesquisa: Educação Matemática

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Santos, V. de O., & Albuquerque, E. S. da C. (2019). A ARTE CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5399