A ARTE CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO

Autores/as

Palabras clave:

Matemática. Arte. Geometria. Ensino. Aprendizagem.

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever a aplicação de uma sequência didática numa escola da rede municipal de Maceió, estado de Alagoas, com alunos de duas turmas de 6º ano. Trabalhamos a geometria plana e espacial mesclando metodologias, tendo como foco principal a arte plástica. Iniciamos com o uso do livro texto e sequenciamos apresentando os trabalhos dos artistas plásticos que trabalham a geometria em suas obras: Beatriz Milhazes, Geraldo de Barros, Rubens Barsotti, Tarsila do Amaral e Dietmar Voorwold, buscando mostrar a íntima relação da arte plástica com a matemática. Utilizamos também oficinas de origami, técnica de raspagem e construção de sólidos geométricos. Para esta pesquisa, trabalhamos com um grupo de 60 alunos, com faixa etária entre 10 a 12 anos. Em todas as etapas, os estudantes eram convidados à reflexão e à discussão por meio de perguntas dirigidas aos grupos. Buscávamos em todo momento discutir e entender os conceitos matemáticos ali presentes. Além de mostrar a relação da matemática com a arte, buscamos incentivar o aluno a ter um comportamento reflexivo e questionador. Tal aplicação resultou em uma dissertação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), da Universidade Federal de alagoas (Ufal).

Biografía del autor/a

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Matemática - UFAL

Área: História da Matemática e Educação Matemática

Erenilda Severina da Conceição Albuquerque, Rede Pública do Município de Maceió e do Estado de Alagoas

Área de pesquisa: Educação Matemática

Publicado

2019-12-16

Cómo citar

Santos, V. de O., & Albuquerque, E. S. da C. (2019). A ARTE CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5399