O SABER DOCENTE NO DISCURSO DE PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO A DISTÂNCIA

Autores

Palavras-chave:

formação de professores, ensino a distância, saber docente, pedagogia

Resumo

Ao mesmo tempo em que pesquisas mostram o aumento da oferta de cursos de licenciatura na modalidade à distância e, na área da pedagogia, cerca de 343 mil alunos estão matriculados em instituições públicas e privadas ofertantes do curso nessa modalidade, as pesquisas da área de ensino de ciências questionam a formação do professor para além da teoria, localizando as dificuldades descritas nas pesquisas no contexto da prática e da proposta metodológica. Por isso, é relevante compreender em que consiste o saber docente, a quais condições está vinculado e como se apresenta no discurso de pedagogos que lecionam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamos com esta pesquisa refletir sobre as relações entre memória e contexto para a construção do saber docente e como eles são representados no discurso de professores pedagogos em formação inicial. Para tal, analisamos os enunciados produzidos em entrevistas individuais com cinco participantes vinculados a cursos de pedagogia ofertados a distância. Como procedimento de análise, utilizou-se a análise do discurso da corrente francesa de Pêcheux, o que relevou a presença de um discurso polissêmico, embora cortado por paráfrase, em que a ciência e o ensino são relacionados ao modelo disciplinar de ensino e o professor como aquele que reproduz o conhecimento científico.

Biografia do Autor

Alba Valéria de Sant’anna de Freitas Loiola, Unigranrio

Possui Bacharelado em Letras Português-Hebraico concluído na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). É especialista em Educação a Distância(SENAC-RJ), especialista em Educação Tecnológica (CEFET-RJ), mestranda em Ensino de Ciências(IFRJ). Atualmente é professor tutor da Universidade do Grande Rio fazendo a mediação em disciplinas dos cursos de Teologia e Pedagogia. É professor tutor do curso de Pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância(PIGEAD - UFF/UAB). Tem experiência com ensino de língua portuguesa e redação em cursos preparatórios para concurso e Ensino Fundamental II. Tem experiência produção de material didático para educação a distância nas temáticas de formação docente, hebraico bíblico e língua e linguagem.

Marcus Vinicius Pereira, IFRJ

Marcus Vinicius Pereira possui Licenciatura em Física (1999) e Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Física (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez estágio de pós-doutorado (2017-2018) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). "Jovem Cientista do Nosso Estado" da FAPERJ (2015-2018 e 2018-2021). Integrou a Comissão de Ensino (2015-2017) da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atua como professor e pesquisador desde 2006, lecionando Física em cursos de nível médio-técnico, e disciplinas nos cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu em Ensino de Ciências. Além disso, já atuou na gestão como Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Rio de Janeiro e na Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, e como Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências. Atualmente está como Diretor de Ensino do Campus Rio de Janeiro do IFRJ. De 1999 a 2007 foi Professor Docente I da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Atua na área de Educação em Ciências, com ênfase na tríade Tecnologia, Educação & Cultura, que dá nome ao Grupo de Pesquisa que lidera (GPTEC - www.gptec.org). Atua também no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES - www.nutes.ufrj.br/geraes/). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual em contextos educativos do ensino de ciências, o papel de atividades prático-experimentais mediadas ou não por tecnologias, e o papel da formação em pós-graduação em ensino, em particular a modalidade profissional e os produtos educacionais.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Loiola, A. V. de S. de F., Pereira, M. V., & Moreira, M. C. do A. (2020). O SABER DOCENTE NO DISCURSO DE PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO A DISTÂNCIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5419